quarta-feira, 15 de maio de 2013

AERÓBICO OU MUSCULAÇÃO? QUAL EMAGRECE MAIS?


Hi-Lo, people!
Hoje o post está recheado de dicas do nosso colaborador Alan Lima, personal trainer.
O tema central é um que muito me interessa: emagrecimento! Haha
Esse assunto é do interesse de 9,5 a cada 10 mulheres, não é mesmo?! Rsrs
Então... Let’s go! Boa leitura a todas!
Dúvidas? O Alan está a disposição através do e-mail alanj.lima@gmail.com!




AERÓBICO OU MUSCULAÇÃO? QUAL EMAGRECE MAIS?


 




Quando se fala em emagrecer, a maioria das pessoas fica confusa sobre o assunto, não sabendo muito bem por onde começar, que tipo de modalidade de atividade física seria a melhor ou a mais eficiente, etc, etc.
Para que haja emagrecimento, é necessário que gastemos mais calorias do que ingerimos, tendo, dessa forma, um balanço calórico negativo.
Estudiosos do assunto descrevem que tanto o exercício aeróbio como o resistido (musculação) aumentam a Taxa Metabólica em Repouso (TMR) e que este é um fator importante para o emagrecimento. Todavia, há algumas diferenças quando comparamos, por exemplo, os efeitos do treinamento de corrida versus musculação.
Vamos a elas:
Em 1992, pesquisadores da Universidade do Texas realizaram um estudo de três meses utilizando treinamento aeróbio de baixa intensidade ou musculação. O grupo que se exercitou através de atividade aeróbia obteve perda de gordura, sem alterações na massa muscular, já o grupo que praticou musculação induziu tanto um aumento na massa muscular quanto redução na gordura corporal.

Uma outra pesquisa investigou, durante três meses, três grupos de praticantes do sexo masculino: dieta, dieta + exercício aeróbios e dieta + musculação. Resultados?
- Todos reduziram peso.
- Musculação + dieta: 97% do peso perdido em gordura.
- Aeróbio + dieta: 78% do peso perdido em gordura.
- Dieta: 69% do peso perdido em gordura com significativa perda de massa muscular.
Outros tantos estudos mostram que os melhores resultados, em termos de modificação positiva na composição corporal (ganho de massa muscular e perda de gordura), são obtidos através da musculação. E por quê? Justamente por conta do aumento da TMR.
Quanto mais calorias queimamos em repouso, mais emagrecemos.
Você já deve estar pensando: “Então porque se recomenda o exercício aeróbio?”.
Há outros benefícios que devem ser considerados.
Outra pesquisa, realizada em 2002, constatou a superioridade da musculação para ganho de massa muscular e perda de gordura, em comparação com o exercício aeróbio. No entanto, apenas o grupo que se exercitou aerobiamente apresentou aumento do “bom colesterol”, isto é, o HDL. Lembrando que, ao elevar o HDL, aumenta-se a proteção contra doenças cardiovasculares. Além disso, neste mesmo estudo houve uma tendência de redução da pressão arterial, em praticantes com discreta hipertensão. E que fique claro: o exercício aeróbio também ajuda a emagrecer e a manter acelerado o metabolismo.
Cada uma dessas modalidades tem seus benefícios quando falamos em emagrecimento.

A diferença básica entre o gasto calórico da musculação e do aeróbico é o momento em que ocorrem. Com o aeróbico, gastamos mais calorias durante o exercício o que pode ser maior quando comparadas de um treino de musculação. A musculação, embora gaste menos durante o treino, tem a vantagem de continuar queimando durante o repouso, além de aumentar a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto calórico.
Na verdade, para emagrecer de maneira saudável, o ideal é pensar em mudar a composição corporal, aumentando a massa muscular, reduzindo a gordura e não apenas perder peso aquele que é medido na balança.
Tome de referência o espelho e as roupas, muito mais do que a balança propriamente dita, pois seu peso pode até não mudar muito, mas seu corpo sim!
A musculação é um forte complemento dos treinos aeróbios, para quem quer reduzir a massa gorda e tonificar os músculos e vice e versa.

Para isso procure associar os dois tipos de exercícios, conseguindo, assim, aumentar o gasto calórico total, emagrecendo de maneira mais eficiente, saudável e sem abrir mão de ficar tonificado.

Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácido e fraco? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?
Pense nisso e faça sua escolha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário